INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

II ENCONTRO ESTADUAL DE CAE'S

Nos dia 27 e 28 de Junho de 2024 foi realizado na cidade de Sena Madureira (AC), o II Encontro Estadual dos Conselhos de Alimentação Escolar, evento que reuniu presidentes e conselheiros de CAE do Estado do Acre, bem como gestores, coordenadores administrativos, professores, manipuladores e nutricionistas.
Com a temática “Promovendo Reflexões para Qualificar as Ações do CAE”, o encontro debateu sobre a segurança alimentar nas escolas estaduais e municipais.
O evento foi desenvolvido em dois grandes momentos: palestras formativas e trocas de experiências através dos grupos de trabalho e relatos. Como resultado das reflexões, foram apontadas algumas estratégias para superar os desafios enfrentados pelos CAE’s no exercício do Controle Social e na promoção de uma Alimentação Escolar de qualidade oferecida aos estudantes. Pela manhã do dia 27, foram ministradas duas palestras, a primeira, do Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Humberto Baltar, que trouxe sua experiência e contribuição com a temática “O CAE e o Controle Social do PNAE”.
Segundo o auditor, o órgão fiscalizador é muito importante e deve alcançar todas as unidades escolares.

Humberto Baltar - Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU

Em seguida, a Chefe da Divisão de Nutrição Escolar da SEE, Lorena Machado, proferiu uma palestra sobre as “Boas Práticas de Manipulação da Alimentação Escolar”. Segundo a nutricionista RT, a Alimentação Escolar também é um compromisso com a Qualidade da Educação!” 

Lorena Machado - Chefe da Divisão de Nutrição Escolar da SEE

No turno da tarde houve o momento de debates e reflexões sobre as temáticas das palestras ministradas.
Os chamados GTs (Grupos de Trabalho), foram divididos entre presidentes e conselheiros de CAE (GT1) e; nutricionistas, manipuladores, gestores, coordenadores e professores (GT2), que discutiram três pontos: os desafios enfrentados, as estratégias para superar esses desafios e os sujeitos implicados nessas ações. Dentre as estratégias emergidas durante os debates no GT1, destacou-se a necessidade de transformar o CAE em uma entidade com personalidade jurídica para o recebimento de recursos financeiros da 
E.Ex. e ainda, verificar a possibilidade da criação de lei para pagamento de Jetons aos conselheiros do CAE. Nas discussões do GT2, destacou-se a dificuldade no cumprimento do cardápio devido o atraso na entrega dos itens pelos fornecedores.

O presidente do CAE de Rio Branco, Manoel Magalhães, ministrou no dia 28, a palestra intitulada “Como realizar Visitas Técnicas com qualidade?”. O destaque em sua fala nos relatos de experiências foi que, ”o trabalho do conselheiro, apesar de voluntário, deve ser feito com seriedade, pois a partir desse compromisso aceito, o conselheiro representa a sociedade nessa atuação de política pública. Desta forma, um dos objetivos dos conselheiros é fazer com que o Programa (PNAE) seja executado da forma como está na Lei.”
Além da fala do presidente de CAE de Rio Branco, Manoel Magalhães nos relatos de experiência, também tivemos a 
fala dos presidentes Maria Zenilda (Capixaba), Mônica Maria (Mâncio Lima), Luzanira Moreira (Manoel Urbano), Aneilton Siqueira (Sena Madureira) e Ieda Maria (Vice presidente Tarauacá).

Manoel Magalhães - Presidente do CAE de Rio Branco

Ieda Maria - Viceipresidente do CAE de Tarauacá

Mônica Maria - Presidente do CAE de Mâncio Lima

Maria Zenilda - Presidente do CAE de Capixaba

Aneilton Siqueira - Presidente do CAE de Sena Madureira

Valquírio Firmino - Presidente do CAE do Estado do Acre

O evento contou com a participação e o apoio do Secretário Adjunto de Ensino da SEE, Sebastião Flores e do Secretário de Educação Municipal de Sena Madureira Altemir Lira, que parabenizaram o CAEAC pela realização do evento.

Registros Fotográficos

Rolar para cima